banner_index

 Hinos e Canções Militares

hinário de canções - Download


01 - Hino Nacional - Cantado - Banda de Música da PMGO.mp3

O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil.

Hino executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.

Download


02 - Hino da Independência - Cantado - Banda de Música da PMGO.mp3

O Hino da Independência foi composto por Evaristo da Veiga e a sua música é de Dom Pedro I.

Segundo diz a tradição, a música foi composta pelo Imperador às quatro horas da tarde do mesmo dia do Grito do Ipiranga, 7 de setembro de 1822, quando já estava de volta a São Paulo vindo de Santos.2 Este hino de início foi adotado como Hino Nacional, mas quando D. Pedro começou a perder popularidade, processo que culminou em sua abdicação, o hino, fortemente associado à sua figura, igualmente passou a ser também desprestigiado,3 sendo substituído em 1831 pela melodia do atual Hino Nacional, que já existia desde o mesmo ano de 1822.

Download

03 - Hino à Bandeira - Cantado - Banda de Música da PMGO.mp3

O Hino à Bandeira do Brasil tem letra de Olavo Bilac (1865-1918) e música de Francisco Braga (1868-1945). Foi apresentado pela primeira vez em 1906. Surgiu inicialmente de um pedido do prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos, ao poeta Olavo Bilac e ao prof. Francisco Braga. Inicialmente foi utilizado pela prefeitura do Rio de Janeiro, sendo cantado nas escolas e posteriormente sua execução foi se estendendo às corporações militares e demais estados.

Download

04 - Hino da Polícia Militar do Estado de Goiás - Cantado - Banda de Música da PMGO.mp3

Em 1893, nascia na cidade de Goiás, antiga Capital do Estado, a Banda de Música da Polícia Militar do Estado de Goiás. A história da Banda de Música se confunde com a própria história da corporação. Quando os componentes da Banda de Musica da PM Goiana tocam, sabem encantar as pessoas. Aliás, essa banda participa de todos os eventos no Estado.

Download


05 - Canção da APMGO - Cantado - Banda de Música da PMGO.mp3

Download


06 - Canção do Exército - Cantado - Banda de Música da PMGO.mp3

O Exército Brasileiro (EB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres, e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. O Comandante Supremo é o Presidente da República.

Entre 1808 e 1967, o responsável pela gestão do Exército foi o Ministério da Guerra. De 1967 a 1999, passou a ser denominado Ministério do Exército. Desde 1999, na estrutura do Governo do Brasil, o Exército está enquadrado no Ministério da Defesa, ao lado da Marinha e da Força Aérea.

Download


07 - Canção da Infantaria - Cantado - Banda de Música da PMGO.mp3

A Infantaria é a mais antiga arma do Exército e geralmente dotada dos maiores efetivos, formada por soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte para serem levados à frente de combate. Sua principal missão é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade de progredir em pequenas frações, de difícil detecção e grande mobilidade. A infantaria contemporânea frequentemente emprega o princípio de Fogo e Movimento para atingir uma posição dominante em relação àquela do inimigo.

A Infantaria moderna segue uma organização que divide as tropas de infantes agrupando-os em unidades chamadas de divisões, brigadas, batalhões, companhias e pelotões.

Download


08 - Canção do Expedicionário - Cantado - Banda de Música da PMGO.mp3

A Canção do Expedicionário é o verdadeiro Hino da Força Expedicionária Brasileira. Foi lançada em disco em outubro de 1944, na oportunidade em que 3 dos 5 escalões da FEB já estavam na Itália. Em setembro, os pracinhas já tinham recebido o batismo de fogo.

A música é do maestro Spartaco Rossi e o poema de Guilherme de Almeida. São versos maravilhosos que retratam os valores do homem brasileiro que vai lutar, levando no coração a saudade da Pátria. Guilherme de Almeida aproveita nomes e versos de canções e expressões de uso corrente nessa genial criação. Uma canção militar de inspiração inusitada.

Download


09 - Ardor do Infante - Cantado - Banda de Música da PMGO.mp3

Download


10 - Dobrado - CEL Carlos Antônio Elias - Banda de Música da PMGO.mp3

11 - Dobrado - Batista de Melo - Banda de Música da PMGO.mp3

12 - Dobrado - Brasília - Banda de Música da PMGO.mp3

13 - 1º Grupo de Aviação Embarcada - Banda de Música da PMGO.mp3

O 1º Grupo de Aviação Embarcada - 1º GAE, composto pelos 1º e 2º esquadrões, foi criado em 6 de fevereiro de 1957. Sua missão é a de operar as aeronaves de asa fixa a bordo do NAeL (navio aeródromo leve) "Minas Gerais" da Marinha do Brasil. A base terrestre do 1º GAE é a Base Aérea de Santa Cruz, na qual reside juntamente com o 1º GAVCA, o 1º/16º GAV e a 2ª ELO.
Policia Militar do Estado de Goiás
AV. ANHANGUERA Nº 7364 - ST. AEROVIÁRIO - GOIÂNIA
CEL DIVINO ALVES DE OLIVEIRA
COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS (62) 3201-1456