Feliz dia do sargento!



No dia 14 de janeiro é comemorado o dia do Sargento. Apesar de muitas graduações e postos militares serem conhecidos, há quem não saiba exatamente a função deste importante policial graduado. O sargento funciona, de maneira geral, como a espinha dorsal das organizações militares, quer seja nas Forças Armadas, nas Policiais Militares ou Corpos de Bombeiros.

São eles os militares responsáveis em manter o elo entre o comando e a tropa, funcionando como a sustentação que firma e estrutura hierárquica. Em qualquer das suas múltiplas tarefas, desempenha papel fundamental: é o monitor, o líder, o guia, o companheiro mais velho e mais experiente que orienta, auxilia, aconselha e ensina os seus comandados.

Na rotina e no dia-a-dia dos quartéis, os sargentos fazem o necessário para poupar seus subordinados, mas também não deixam que os erros passem desapercebidos, corrigindo-os sempre que se fizer necessário. Repassar os conhecimentos necessários para que os recém-chegados desempenhem uma boa função não é fácil e exige o equilíbrio de uma presença que não esteja tão próxima que deforme, nem tão longe que abondone. 

Estes graduados colocam a razão, o bom senso, a disciplina e a justiça acima de seus sentimentos pessoais, criando a imagem de profissionais que não temem em assumir responsabilidades. Todos eles sabem que a sua disciplina emana do seu treinamento e do orgulho que sentem por suas divisas conquistadas com honra, dignidade, esforço e perseverança. 


Feliz dia a todos os sargentos da Polícia Militar do Estado de Goiás, sob suas ordens, os cabos e soldados marcham confiantes!


Polícia Militar do Estado de Goiás
Av. Anhanguera nº 7.364 - St. Aeroviário - Goiânia
Coronel PM Renato Brum dos Santos
Comandante Geral da Polícia Militar de Goiás (62) 3201-1456